top of page

Santa Casa realiza cirurgia inédita

Pela primeira vez no interior de Minas Gerais, a Santa Casa de Montes Claros realizou, totalmente pelo Serviço Único de Saúde (SUS), a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (Implante de Eletrodo para Estimulação Cerebral), indicada para auxiliar o tratamento de Doença de Parkinson Refratária. O procedimento é indicado para tratar os sintomas da doença, neurodegenerativa e progressiva, que causa perda de neurônios e, consequentemente, sintomas como rigidez muscular, falta de movimentos, tremores, dor e depressão, entre outros.

Responsável pela cirurgia, o neurologista Gustavo Veloso Lages explica que o procedimento é indicado a pacientes com até 75 anos, com mais de cinco anos de doença e que apresentam rigidez, tremores e perda de movimentos dos braços e das pernas. “A cirurgia consiste na implantação de um eletrodo em uma área específica do cérebro, que irá estimular ou inibir a área que está comprometida, resultando e melhora imediata dos sintomas da doença”, afirma. Ele explica ainda que a paciente submetida ao procedimento inédito apresentava o grau máximo da doença.

Além disso, a senhora fazia tratamento há cinco anos, com uso de medicação e assistência multidisci-plinar (médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos). “Devido à evolução dos sintomas, a paciente apresentava dependência de outras pessoas para realizar atividades e movimentos básicos, como tomar banho, se alimentar e se locomover. Agora, após a cirurgia, ela se encontra independente, conseguindo fazer tudo o que antes era impossível, com ganhos para a qualidade de vida”, disse o neurologista.

O médico ressalta que, apesar dos riscos, os benefícios da cirurgia são significativos, haja vista que os pacientes passam a ter uma vida normal, com volta ao convívio familiar e social. Passado o procedimento, realizado com sucesso, a paciente se recupera bem e encontra-se animada para voltar às atividades cotidianas. “Eu estava ansiosa para fazer a cirurgia, considerada a única solução para a doença, e, graças a Deus e à equipe da Santa Casa, o procedimento deu certo, e eu já me sinto muito bem”, disse.

Reportagem publicada pelo Jornal Gazeta 07 de Abril / 2015

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page