top of page

Sua cabeça dói quando você toma sorvete? Entenda o que acontece


Todo mundo pode ter a 'dor de cabeça do sorvete', mas pessoas com enxaqueca são mais afetadas. Crianças merecem atenção: se elas rejeitam um alimento gelado, não insista. Os pequenos são intuitivos e conseguem manifestar o que os incomodam.

A combinação calor e consumo de alimentos gelados pode desencadear episódios conhecidos como ‘dor de cabeça do sorvete’. É imediato. A dor aparece no centro e no interior da cabeça. É uma dor súbita e intensa, que dura poucos segundos, mas é muito incômoda.Esse fenômeno não é exclusividade daqueles que sofrem de enxaqueca, apesar de essas pessoas serem as mais impactadas por um sorvete à beira-mar.

A enxaqueca é um dos 200 tipos existentes de dor de cabeça. Ela não é nem a mais comum, mas é mais conhecida. No verão, as crises pioram. O que dói numa enxaqueca são os vasos sanguíneos que ficam entre a calota craniana e o couro cabeludo. A dor ocorre porque os vasos dilatam e ocorre um processo inflamatório. A enxaqueca é o tipo de dor de cabeça que mais sofre influência das altas temperaturas. O contrário também é verdadeiro: compressa gelada ajuda já que o frio contrai os vasos. Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia mostram que as dores de cabeça, incluindo a enxaqueca, são motivo de 40% das consultas neurológicas atualmente, e que o incômodo está presente na vida de 15 milhões de brasileiros. Como acontece O alimento gelado encosta no céu da boca e provoca primeiro a contração dos vasos sanguíneos no interior da cabeça para depois ocorrer a dilatação compensatória que desencadeia a dor. Ainda não se conhece um mecanismo fisiológico para explicar essa sensação. Acredita-se que seja mecânico. A dor é tão incomodativa que aquele ou aquela que vive a experiência repetidamente começa a ter aversão a substâncias geladas. A pessoa começa a ter medo. Paciente que tem dor de cabeça crônica passa a sofrer de cefalalgiofobia, que é o medo de ter dor de cabeça.

Para evitar a dor, coma devagar, pequenas quantidades e vá para um local de sombra

Recomendações Apesar de o intervalo da dor intensa ser curto, pode ficar a residual e o dia de praia se transformar em desprazer. Como não tem tratamento específico, se esses episódios acontecerem repetidamente podem se tornar uma dor crônica. A dica é: ao ingerir um alimento gelado, vá para uma região de sombra, coma lentamente e em poucas quantidades. Você pode estar morrendo de sede, mas não deve beber de uma vez um copo de água gelado. Crianças e a ‘dor de cabeça do sorvete’ As crianças são muito intuitivas. Criança de 3 anos pode ter enxaqueca. Se ela está vendo um desenho na televisão e começa a sentir dor, procura logo um lugar silencioso, de pouca luz, e fica quietinha, parada, para tentar aliviar o incômodo.

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page