top of page

Dor Aguda X Dor Crônica

Do ponto de vista clínico podemos distinguir dois tipos de dor, aguda e crônica. A dor aguda é de caráter fisiológico, é deflagrada por lesão corporal e tem função de alerta e defesa contribuindo para a preservação da vida. Normalmente é de breve duração, provocada por estímulo nociceptivo periférico e/ou reação inflamatória e tem relação causa-efeito bem determinada.

A dor crônica tem caráter patológico, não apresenta relação causa-efeito bem definida, freqüentemente não se encontrando causa periférica que a justifique. Insidiosa, não tem função de alerta ou defesa, é gradativamente incapacitante e está relacionada a alteração dos mecanismos centrais de nocicepção, que acarretam sua progressiva centralização.

Pode existir ou persistir na ausência de lesão real, produz alterações persistentes no comportamento psicomotor (emocional) e pode levar à incapacidade física e mental permanente.

Podemos dizer que a dor aguda, fisiológica, é útil e cumpre uma função de preservação, enquanto a dor crônica, patológica, ao contrário, é incapacitante.

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page