top of page

Anestesia e seus benefícios


Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma cirurgia, exame diagnóstico ou curativo por meio da administração ou inalação de medicamentos. Seus benefícios são: diminuição da ansiedade, da dor e da percepção do procedimento, além do conforto e segurança para realização de exames e procedimentos cirúrgicos.

Conheça os principais tipos de anestesia

Geral – O paciente permanece inconsciente durante todo o procedimento, não tendo nenhuma percepção de dor, espaço ou movimentação.

Regional ou parcial – Apenas uma parte do corpo é anestesiada, podendo ser associada com sedação ou não. São exemplos de anestesia regional a peridural e a raquianestesia.

Sedação – Consiste na diminuição do nível de consciência, em que o paciente fica mais tranquilo e relaxado. Tem menor duração e é indicado para realizar procedimentos ou exames rápidos.

O tipo de anestesia, seus benefícios, riscos e alternativas devem ser discutidos previamente com o anestesiologista durante a avaliação pré-anestésica.

Avaliação pré-anestésica (APA) - A avaliação pré-anestésica tem como objetivos tornar o médico anestesiologista familiar ao paciente, esclarecer todas as suas dúvidas e prestar orientações quanto aos cuidados antes e após a anestesia. Neste momento o anestesista esclarece as dúvidas e avalia as condições de saúde do paciente, seus hábitos, alergias e uso de medicamentos, podendo também solicitar outros exames ou consultas com outros médicos especialistas. Com base nestas informações, o tipo de anestesia é definido em consenso com o paciente. A avaliação pré-anestésica pode ser realizada em consultório, antes da internação para a cirurgia, ou no próprio hospital, durante a internação, antes do procedimento cirúrgico.

No decorrer do procedimento, o tipo de anestesia pode ser modificado em virtude da condição clínica e evolução do paciente e mudança da técnica cirúrgica.

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page